segunda-feira, 17 de junho de 2019

Sexta-feira 13 ainda enterrado na Justiça


Sim. Depois de tentarem de todas as formas matar Jason, segura-lo no fundo de Crystal Lake e até leva-lo para o espaço ou o reino de pesadelos de Freddy Krueger. Aparentemente nada dava certo na luta contra Jason, até aparecer a Justiça dos Estados Unidos. Esta foi a única forma que arranjaram de segurar o maníaco assassino da família Voorhees.

O que rolou?

Basicamente o problema foi o seguinte. Nos Estados Unidos há uma lei que permite que os direitos de uma obra artística retornem aos seus criadores depois de uma certa quantidade de tempo.

Assim, os direitos do filme, foram pedidos de volta pelo escritor original - praticamente o criador - Victor Miller. Miller pediu, inicialmente que Sean Cunningham e a Horror Inc. - atuais detentores dos direitos - passassem a inclui-lo nos projetos e, claro, nos lucros.

Mas Cunningham e sua empresa não admitiram isso e levaram o caso para a Justiça dos EUA, travando todo e qualquer projeto referente ao universo de Jason Voorhees. Uma das vítimas desta história foi o jogo Friday: the 13th, que teve problemas com sua comercialização e updatespouco depois do início do processo judicial. 

A Corte então entendeu que o cenário e a ideia da criação de Jason Voorhees deveriam voltar às mãos de seu criador, Victor Miller.

E agora?

A questão agora é que Sean Cunningham e a a Horror Inc, atuais detentores dos direitos contestados por Miller, entraram com um Apelação de volta à Justiça, fato que, mais uma vez, impede que Sexta-Feira 13 e quaisquer projetos referentes à marca ou ao conteúdo de propriedade intelectual vinculados a ele permaneçam congelados e bloqueados, por óbvias questões relativas a multas, etc.

E assim, mais uma vez, Jason Voorhees e a franquia Sexta-Feira 13, são vencidos - sim - pela burocracia e pelos tempos da Justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar!